IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Oftalmologia

#Atenção - Proximidade das férias escolares e o alerta ao uso de eletrônicos





A proximidade das férias escolares precisa ser um motivo de atenção aos pais e responsáveis. Você já reparou quanto tempo as crianças e jovens têm dedicado às telas de eletrônicos como smartphones, tablets, computadores ou televisores? Então, imagine esse tempo no período de férias escolares?

Uma pesquisa do Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) — TIC Kids Online — estima que oito em cada dez crianças e adolescentes (82%) com idades entre 9 e 17 anos são usuários de Internet no País. Já um levantamento feito pela Viacom em 2017 aponta que crianças brasileiras entre 2 e 5 anos passam 50% a mais de tempo por semana na internet do que a média global. Sinal dos tempos, o uso constante desses equipamentos tem ampliado o número de pessoas com problemas na visão, com incidência maior exatamente nessas faixas etárias. 



De acordo com o oftalmologista, Dr. Fabio Pimenta de Moraes, que pertence ao quadro de especialistas do IOSC Hospital Dia, a luz desses aparelhos pode sim ocasionar danos à visão. "Para cada idade existe uma recomendação do tempo ideal para a utilização dos eletrônicos. O oftalmologista pode orientar os pais quanto a esses limites”, destaca o médico. 
 

Consequências – Um estudo publicado recentemente na Ophthalmology, a revista da Academia Americana de Oftalmologia, trouxe evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da incidência de miopia, dificuldade em enxergar ao longe, tem a ver com o novo meio de entretenimento da garotada. No Brasil, em 2014 um estudo realizado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia já mostrava que 21% das crianças entre 9 e 13 anos que utilizavam computador, videogame ou afins por seis horas ininterruptas desenvolveram algum grau de miopia. 


O uso excessivo dos aparelhos eletrônicos também pode acarretar outras implicações. O oftalmologista explica que em frente às telas desses aparelhos, piscamos menos e exigimos dos olhos mais foco, causando fadiga, ardor, coceira e ressecamento dos olhos, esses sintomas podem provocar a Síndrome do Olho Seco. (Sobre esse assunto clique aqui, e saiba mais). 
 


Reveja a entrevista realizada com o oftalmologia, Dr. Fabio Pimenta de Moraes, que explica o assunto em destaque: 
#Assista ao Vídeo abaixo: 

1 - Dr. Dr. Fabio Pimenta de Moraes, a Organização Mundial da Saúde afirma que, em 2050, 50% das pessoas serão míopes e as crianças são as mais vulneráveis?

2 – A utilização de equipamentos portáteis ou tecnológicos, influencia na visão?
 
3 – Qual é o atual cenário no Brasil e no mundo, sobre esse assunto Dr.?
 
4 – Quais são as dicas para os pais, para prevenir os problemas de visão?
 

Confira o vídeo


Fonte: IOSC - Resp. Técnica IOSC: Dra. Leda Sandrin (CRM 6039/SC /RQE 1496)





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924, Ed. Santa Maria
Chapecó / SC
89812-211

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta:
Das 07h30 às 19h
Sem intervalo de almoço