IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Alergia e Imunologia

Alergista Imunologista esclarece sobre ASMA. #Assista




A asma brônquica, ou simplesmente "asma", é uma doença crônica que provoca inflamação e consequente estreitamento dos brônquios, dificultando a passagem do ar. A asma pode atingir pessoas de todas as idades e raças. Estima-se que afete cerca de 10% das crianças e 6% dos adultos, mas sua incidência vem aumentando em todo o mundo. 

A doença pode decorrer de características herdadas, mas isso não significa que o filho de uma pessoa asmática necessariamente terá a doença. O estreitamento brônquico, que pode regredir espontaneamente ou por meio de medicação, algumas vezes coloca em risco a vida do paciente. Mas, é possível controlar a Asma e mesmo com a doença ter qualidade de vida?

Em entrevista, a médica alergista e imunologista do IOSC Hospital Dia, Dra. Debora Nakatani Lopes, responde essa e outras perguntas. E explica também sobre a relação entre ASMA e ALERGIA. "Em regra, a asma pode ser controlada com tratamento e a prática de medidas preventivas adequadas. O acompanhamento médico é sempre essencial", assista ao conteúdo completo abaixo. 


Saiba mais sobre a Campanha Mundial STOP - "Pare a Asma": clique aqui.

Incentivado pela Global Initiative for Asthma (GINA) o Dia Mundial da Asma, sempre na primeira terça-feira do mês de maio, é realizado desde 1998. Tem como objetivo melhorar a prevenção da doença e o nível de conscientização da população. O tema para 2019 é "Pare a Asma" (Stop for Asthma, em inglês). A palavra STOP é composta pelas letras iniciais de palavras chave para o controle da asma: 

Sintomas a avaliar;
Testar a resposta obtida com a medicação e com o controle ambiental;
Observar e avaliar o paciente de forma contínua;
Proceder o ajuste ao tratamento e às medidas de controle ambiental.

Para o agendamento com o Setor de Alergia e Imunologia IOSC: clique aqui. 

Confira o vídeo


Fonte: IOSC - Resp. Técnica IOSC: Dra. Leda Sandrin (CRM 6039/SC /RQE 1496)





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924, Ed. Santa Maria
Chapecó / SC
89812-211

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta:
Das 07h30 às 19h
Sem intervalo de almoço