IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Outras Especialidades

Cardiologista alerta: colesterol alto é silencioso e letal



Algumas doenças silenciosas podem trazer grandes perigos para a saúde. Uma delas, o colesterol alto, não apresenta sintomas. O colesterol alto pode ser desenvolvido devido ao fator hereditário, mas pode ser agravado por péssimos hábitos de vida.
 
O colesterol elevado é importante fator de risco para aterosclerose, particularmente a doença coronariana, que se manifesta com a angina de peito e o infarto do miocárdio.

Quando se faz a dosagem do colesterol e suas frações, a avaliação do resultado é feita pelo médico de acordo com outros fatores de risco apresentados pelo paciente. Desta forma, a presença de sedentarismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial, hábito de fumar, história familiar de infarto devem ser consideradas quando se determina o nível ideal de colesterol para cada paciente.
 
Para a cardiologista da Equipe do IOSC Hospital Dia, Dra. Andressa Cristina Piaia (RQE: 14835/SC),  manter um estilo de vida ativo e dieta pobre em gordura saturada contribuem para o tratamento e ajuda a manter as taxas do colesterol dentro do considerado adequado. "É importante consultar regularmente um cardiologista para fazer os exames necessários. No caso de colesterol elevado, é importante estabelecer a melhor forma de tratamento - seja apenas com a mudança do estilo de vida ou até mesmo com medicações", esclarece a cardiologista. 
 

Vale lembrar que o colesterol tem funções importantes no organismo. Ele é transportado no sangue em partículas denominadas lipoproteínas. As com baixa densidade (chamadas de LDL) são responsáveis pelo transporte do colesterol para as células onde é utilizado. As lipoproteínas de alta densidade (chamadas de HDL) retiram o excesso de colesterol da circulação levando de volta para o fígado. Se existir excesso de LDL na circulação, sem aproveitamento pelas células, aumenta o risco de aterosclerose (entupimento das artérias pela gordura). Por isso o LDL é impropriamente denominado de "mau" colesterol, devendo ser reduzido quando em nível elevado. O HDL colesterol elevado revela eficiência da remoção do excesso de colesterol, sendo conhecido como "bom" colesterol.

A melhor maneira de cuidar da saúde é a prevenção! 
IOSC Hospital Dia - O Nosso Foco é Você! 


Faça o seu pré agendamento.
Clique Aqui. 

Fonte: IOSC - Resp. Técnica IOSC: Dra. Leda Sandrin (CRM 6039/SC /RQE 1496)





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924, Ed. Santa Maria
Chapecó / SC
89812-211

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta:
Das 07h30 às 19h
Sem intervalo de almoço