IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Atendimento: 49 . 3323 9000
Siga-nos:

INFORMATIVOS Alergia e Imunologia

Sinusite: Distúrbios do ouvido, nariz e garganta!




O QUE É SINUSITE:

A sinusite é a inflamação dos seios da face, como o seio maxilar, frontal e etmóide. A sinusite alérgica costuma acompanhar o quadro de rinite e asma.

Sinusite Aguda - Sinusite Aguda (CID 10 - J01) acontece quando os sintomas estão presentes por um período inferior a 12 semanas.

Sinusite Crônica - Sinusite Crônica (CID 10 - J32) acontece quando o inchaço e a inflamação dos seios nasais estão presentes por mais de 12 semanas.

SINTOMAS DA SINUSITE:

 
  • Tosse Noturna

Frequentemente os pacientes iniciam com uma simples sinusite alérgica. O acúmulo de secreções e muco induz secundariamente à infecção bacteriana dessas cavidades com outros sintomas, como a tosse noturna e secreção purulenta pós nasal.

Crianças com tosse noturna são muitas vezes portadoras de sinusite. A característica é a tosse após meia hora ou pouco mais do início do sono, sendo decorrente da descida da secreção dos seios da face que escorre para dentro dos brônquios. A tosse é iniciada, procurando expulsar a secreção inadequada.

A criança, quando acordada, engole o catarro e, durante o sono, perde o reflexo da deglutição, aspirando as secreções, o que leva à tosse insistente. Os pais devem saber que tosse noturna em criança pode ser decorrente de sinusite.

 
  • Dor de Cabeça A sinusite nem sempre causa dor de cabeça como pensa a maioria das pessoas;
  • Pressão ou dor facial;
     
  • Redução ou perda do olfato;
     
  • ​Dor de ouvido;
     
  • Dores no maxilar superior e dentes;
     
  • Fadiga ou irritabilidade;
     
  • Náusea.

DIAGNÓSTICO DA SINUSITE:

Além da tomografia dos seios da face, testes para identificar alergias devem ser realizados, tanto em adultos como em crianças com sinusite, pois muitas vezes o quadro inicial é alérgico, passando depois a ser infeccioso.

TRATAMENTO DA SINUSITE:

O tratamento da sinusite costuma ser com antibióticos, corticosteróides, anti-histamínicos, controle do ambiente e, muitas vezes, com vacinas.

Pacientes com sinusites de repetição podem ter defeitos na produção de anticorpos, devendo ser avaliados com dosagens das imunoglobulinas, afastando a possibilidade de uma imunodeficiência primária.

O IOSC atende convênios e particular.
Faça seu agendamento aqui.

#IOSCHospitaDia
#Chapecó #OesteCatarinense

 

Fonte: Fonte: IOSC - Resp. Técnica IOSC: Dra. Leda Sandrin (CRM 6039/SC /RQE 1496)





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924,
Bairro São Lucas, Chapecó / SC
89812-758

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

ATENDIMENTO
Segunda à sexta: 07h30 às 19h.
Sábados: Até as 12h.

Tecnologia Ideia Good | © Copyright - IOSC Hospital