IOSC - Instituto de Olhos Santa Catarina S/S
Responsabilidade Técnica IOSC
Dra. Leda das Neves Almeida Sandrin
CRM 6039 / SC / RQE 1496

Horários:

INFORMATIVOS Outras Especialidades

Vacinação contra covid-19 em crianças!



Posicionamento ASBAI Santa Catarina sobre a vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade.

 No Brasil, temos quase 53 milhões de crianças e adolescentes até 18 anos. Crianças não vacinadas contra a Covid-19 correm mais risco de adoecer pela doença e de repassar o vírus a outras pessoas, situação que alimenta o surgimento de novas variantes.

 Pesquisas já demonstraram que crianças infectadas podem desenvolver a Síndrome Inflamatória Multissistêmica, manifestação grave da Covid-19 que pode levar à hospitalização e causar sequelas.

É um risco manter um número tão grande da nossa população não imunizada.

Os estudos mostraram boa segurança e eficácia da vacina em crianças, com efeitos adversos graves raros, e as complicações da própria doença são bem mais frequentes do que esses efeitos adversos.

Portanto é fundamental empreendermos todos os esforços para frear o avanço dessa doença e as complicações que ela pode causar.
 
A ASBAI Santa Catarina apoia a vacinação em crianças!


NOTA INFORMATIVA Nº1 CVE/CCD/SES-SP

 Assunto:
Investigação de Notificação de Evento Adverso Pós-Vacinação.

No dia 19 de janeiro de 2022 foi notificado ao Sistema de Vigilância Epidemiológica de Eventos Adversos Pós-vacinação um caso de criança de 10 anos que evoluiu com parada cardiorrespiratória cerca de 12 horas após a vacinação contra Covid-19. A criança é residente no município de Lençóis Paulista, foi imunizada com técnica correta, com imunizante do fabricante Pfizer correto para a faixa etária e devidamente condicionado. A criança foi atendida em tempo oportuno, o quadro foi revertido e ela encontra-se hospitalizada, monitorizada e estável.

 Para se estabelecer a relação causal entre a vacinação e o agravo, foi realizada uma investigação que agrupou informações com a família e com os serviços de saúde onde a criança foi assistida. A investigação foi conduzida de forma conjunta pelo Estado, através da Divisão de Imunização e dos Grupos de Vigilância Epidemiológica de Botucatu e Bauru – CVE, e pelo município de Lençóis Paulista.

 As informações sobre o caso foram avaliadas por especialistas do Grupo de Trabalho em Eventos Adversos Pós-vacinação da Comissão Permanente de Assessoramento em Imunizações (GT-EAPV-CPAI). Concluiu-se que a paciente tem uma pré-excitação no eletrocardiograma, característica da síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW). Esta é uma condição congênita que leva o coração a ter crises de taquicardia. Algumas destas crises podem ter frequência muito alta, levando até a síncope ou mesmo morte súbita. A WPW é mais comum causa de morte subida por arritmia ventricular.

 Conclusão:

A síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica. Não existe relação causal entre a vacinação e o quadro clínico apresentado, portanto, o evento adverso pós-vacinação está descartado.
 

Participantes da reunião GT-EAPV-CPAI, em 20 de janeiro de 2022:
Representantes do CVE – Diretoria, Divisão de Imunização, CIEVS-SP, GVE de Botucatu e Bauru.
Representantes do Centro de Vigilância Sanitária.
Representantes da Comissão Permanente de Assessoramento de Imunizações.
Representantes dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais.
Representantes das Secretaria Municipal de Saúde de Lençóis Paulista.
Especialistas: Dr. Bruno Caramelli (InCor – HC – FMUSP).



O IOSC atende convênios e particular.
Faça seu agendamento aqui:
https://iosc-br.com.br/agendamento/

#IOSCHospital #Chapecó #OesteCatarinense #Covid-19 #Gripe #Previna-se #Vacina

Fonte: IOSC Hospital Dia





ONDE ESTAMOS
Rua São Marcos, 924,
Bairro São Lucas, Chapecó / SC
89812-758

FALE CONOSCO
49 . 3323 9000
contato@iosc-br.com

Siga-nos:
ATENDIMENTO
Segunda à sexta: 07h30 às 19h.
Sábados: Até as 12h.

Tecnologia Ideia Good | © Copyright - IOSC Hospital